Agricultura Familiar no Espírito Santo:
estabelecimentos e área da agricultura familiar e não familiar
Esta série intitulada Caderno Observa Agricultura Familiar, coordenada pelo Observatório da Agricultura Familiar, tem como objetivo disseminar dados e análises sobre a Agricultura Familiar brasileira a partir do Censo Agropecuário.
Os Cadernos Observa tem como premissa a simplicidade, mas sem reduzir a complexidade dos dados, possibilitando que não especialistas de qualquer área do conhecimento possam transitar e compreender as informações e dados da agricultura familiar no Brasil e no mundo.
O Número 1 do Caderno Observa inaugura uma séria de cadernos que irão apresentar dados, mapas e análises que possam contribuir para ampliar a compreensão sobre a realidade da agricultura familiar no Estado do Espírito Santo e no Brasil, cujo objetivo é promover o acesso aos dados da agricultura familiar para especialistas, mas, principalmente, para um público de não especialistas, aprimorando o conhecimento e a capacidade de análise destes atores sobre a realidade rural capixaba e brasileira.
Nossa principal forma de comunicação dá-se por meio da exposição de dados secundários organizados em tabelas, gráficos e mapas, complementados com sínteses analíticas, de forma a proporcionar objetividade aos leitores e espaço para construções analíticas próprias sobre a realidade da agricultura familiar a partir dos dados organizados pelo Observa.
Além dos mapas e das análises, os dados organizados e agrupados (em formato de tabela Excel) também serão apresentados e disponibilizados para serem utilizados de forma livre por quaisquer pessoas ou organizações.
Neste Caderno Observa Agricultura Familiar, Número 1, intitulado “Agricultura Familiar no Espírito Santo: estabelecimentos e área da agricultura familiar e não familiar”, você encontrará dados, mapas e análises sobre a área, estabelecimentos agrícolas e densidade demográfica da agricultura familiar e não familiar no Estado do Espírito Santo, tanto com divisão de municípios, como de microrregiões.
No mais, desejamos a todas e todos uma ótima leitura e uma bela viagem pelos dados, análises e mapas da Agricultura Familiar capixaba e brasileira.
Comments